COMO FUNCIONA O SISTEMA DE SAÚDE NA ESTONIA – VIDA NA ESTONIA

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE SAÚDE NA ESTONIA  – VIDA NA ESTONIA

VOCE TEM CURIOSIDADE DE SABER COMO FUNCIONA O SISTEMA DE SAÚDE NA ESTONIA?

FIZ UM RESUMO PARA TRAZER PARA VOCES DE COMO É O SISTEMA DE SAÚDE POR AQUI!

CLIQUE AQUI: https://youtu.be/PNnha2mrY58

ENTAO SE VOCE ESTA PENSANDO EM SE MUDAR PARA A ESTONIA, OU CHEGOU RECENTEMENTE NA ESTONIA E NAO FAZ A MENOR IDÉIA DE COMO A SÁUDE FUNCIONA AQUI, É AQUI MESMO QUE VOCE IRÁ ENCONTRAR TODAS AS PERGUNTAS DAS SUAS DÚVIDAS.

ESSE É DAQUELES ASSUNTOS QUE MUITAS PESSOAS JÁ ME PERGUNTARAM E ME PEDIRAM PARA TRAZER ESSE TEMA PARA O MEU CANAL.

Na Estônia, você pode ter dois tipos de sistemas de saúde: público e privado.

O público ele é fornecido pelo Fundo de Seguro de Saúde da Estônia, que você recebe se tiver um contrato de trabalho na Estônia e seu empregador estiver pagando impostos sociais sobre você.

O sistema de seguro de saúde da Estônia é um sistema de seguro social baseado na solidariedade.

Isso significa que fornece cuidados de saúde para todos.

Todos os abrangidos têm direito aos mesmos cuidados de saúde de qualidade, independentemente do montante de imposto social pago por eles.

A Estônia oferece o seguro estatal para:

· Pessoas com menos de 19 anos;

· Pessoas que criam um filho com menos de três anos;

· Pessoas registradas como desempregadas no Fundo de Desemprego.

· Funcionários que ganham pelo menos o salário mínimo mensal;

· Estudantes e  Mulheres grávidas;

E para ser coberto pelo seguro de saúde estatal, você precisa ser registrado pelo seu empregador no Registro de Empregos, e também de um código de identificação da Estônia, a sua identidade digital, o chamado ID-card.

Para ter direito à cobertura pelo seguro saúde e acesso a um médico de família, você precisa ter um endereço registrado.

Se você não se enquadrar nas categorias acima, precisará de um seguro saúde privado. E, se trabalhar por conta própria, terá que pagar seu próprio imposto social, do qual 13% são transferidos para o seguro saúde.

A Estônia tem bastante cobertura de saúde e o tratamento está igualmente disponível em todas as regiões.

Por aqui voce pode realizar consultas ONLINE.

TEM ALGUNS SITES ONLINES QUE VOCE PODE FAZER A CONSULTA COM MÉDICOS FALANTES DE INGLES, ESTONIANO E RUSSO , O SITE MINUDOC É UM DELES.

O que pode ser uma opção rápida e fácil para aconselhamento médico simples.

O serviço é baseado em agendamento, com o preço exato indicado para cada consulta.

Minudoc : https://www.minudoc.ee/

Tem tambem os seguros privados, que você pode obter com algumas destas empresas :

✅SEGUROS PRIVADOS:

ERGO : https://www.ergo.ee/en

SALVA : https://www.salva.ee/en

Informações sobre o seguro voluntário EHIF :

https://haigekassa.ee/en/people/health-insurance/voluntary-insurance

OUTRO SERVIÇO ONLINE É A VIVEO HEALTH:

Que  oferece cuidados médicos, médicos de família e consultas em inglês, estoniano e russo. O serviço está disponível tanto para particulares como para empresas, em benefício dos seus colaboradores.

E o serviço deles  é oferecido em pacotes pagos mensalmente.

Viveo: https://viveohealth.ee/

Por aqui todos que fazem parte do sistema público têm que se registrar com um “médico de família”. Ele será o seu clínico geral.

Beleza, mas como obter esse clínico geral / médico de família?

VOCE TEM O DIREITO DE ESCOLHER O SEU MÉDICO DE FAMÍLIA.

Esse médico será a primeira pessoa a consultar quando VOCE ficar doente.

Na maioria dos casos, o encaminhamento do MÉDICO DE FAMÍLIA também é necessário para ser encaminhado para um  médico especialista.

E para selecionar o seu médico de família, há duas maneiras de fazer isso:

Voce pode ligar para o Conselho de Saúde da Estônia ou acessor o site :

Terviseamet : https://www.terviseamet.ee/en/health-board

o Terviseamet (Conselho de Saúde da Estónia) ligando para +372 650 9843 ou enviando um e-mail para kesk@terviseamet.ee

Eles poderão ajudá-lo a descobrir quais médicos estão na sua área, na regiao que voce reside., Você só pode se registrar como um clínico geral em uma clínica pública depois de registrar seu local de residência na Estônia. Você pode se registrar com um clínico geral em uma clínica privada sem ser um residente oficial no país.

Em segundo lugar, depois de selecionar um clínico geral, você precisa se registrar enviando um formulário para o (“Avaldus perearsti nimistusse registreerimiseks” ) para a clínica selecionada ( por correio ou por e-mail).

https://www.medicum.ee/en/perearstikeskus/avaldus-nimistussse/

Você pode baixar os formulários em inglês e em estoniano, mas o formulário deve ser enviado em estoniano!

ALGO IMPORTANTE PARA SE LEMBRAR É QUE Você deve enviar um formulário separado para cada membro da família.

Ele será revisado em 7 dias úteis, após o qual você será notificado se foi aceito no diretório do médico.

PODE ACONTECER DE O MÉDICO RECUSAR, POR NAO falar inglês, ou talvez por o médico já ter uma sobrecarga de registros, ou por você não morar na área de atendimento do médico. MAS SE CASO ISSO ACONTECER, neste caso, basta solicitar a outra clínica.

Se você tiver dúvidas se um diretório de MEDICO DE FAMÍLIA selecionado está cheio, você pode obter informações ligando para a linha de informações do Health Insurance Fund: 16363.

E SE CASO VOCE SE DEPARAR COM CASOS DE SAÚDE INESPERADOS:

Você pode entrar em contato com a linha de aconselhamento para médicos de clínica geral, discando 1220, e funciona 24 horas por dia.

E A LICENÇA MÉDICA HEIM SASKIA?

Só com consulta

A primeira coisa que EU LHE ACONSELHO A FAZER QUANDO você adoecer, é entrar em contato com seu médico, que poderá então iniciar sua licença médica no sistema.

MAS Quando você estiver de licença médica, VOCE DEVE LEMBRAR DE ALGUMAS QUESTOES:

· A lei da Estônia não exige nenhum benefício por doença nos primeiros três dias.

· Do quarto ao oitavo dia, seu empregador pagará seus benefícios de doença.

· A partir do nono dia, o Fundo de Seguro Saúde cobrirá sua licença médica.

· E A taxa de benefício é de 70% do seu salário diário.

O médico não pode iniciar sua licença médica retroativamente.

 Então, entre em contato com ele no primeiro dia em que você ficar doente e não puder ir ao trabalho.

E FIQUE CIENTE QUE Seu médico também marcará uma consulta para examiná-lo.

Crianças e jovens têm dentista gratuito até os 19 anos

O  atendimento odontológico é gratuito para menores de 19 anos. Os adultos não são totalmente cobertos pelo Estado, mas há um benefício anual para procedimentos essenciais.

O atendimento odontológico na Estônia está sujeito a uma taxa para adultos; no entanto, os custos de cuidados dentários para todos os adultos com seguro de saúde podem ser reembolsados ​​em até 40 euros por ano, mas a contribuição do próprio beneficiário é de 50% das despesas.

Cobertura garantida em outros países da UE

Se você estiver segurado na Estônia e viajar temporariamente para outro país da União Europeia, receberá os mesmos cuidados de saúde que os estonianos. Para isso, basta levar o cartão do seguro de saúde da EU, que é gratuito e pode ser obtido neste link.

Pronto socorro é um direito de todos

Todos na Estônia têm o direito de receber atendimento de emergência — inclusive pessoas que não estão cobertas pelo seguro saúde. Neste caso, os custos são pagos pelo Estado. Haverá uma pequena taxa de consulta e, se você for hospitalizado, a taxa de internação é de até 2,50 euros por dia.

 É tudo online.

A Estônia tem um sistema nacional que integra dados de diferentes provedores de saúde do país para criar um registro comum que cada paciente pode acessar online: o e-Health Record.

Como se fosse um banco de dados nacional centralizado, o e-Health Record recupera dos dados de vários provedores e os apresenta em um formato padrão, por meio do portal e-Patient. É uma ferramenta poderosa que permite aos médicos acessarem os registros de um paciente facilmente a partir de um único arquivo eletrônico — e, a partir dele, ler resultados de exames à medida que são inseridos, inclusive raios-X.

Como 99% dos residentes na Estônia têm o ID-card, o médico pode usar o código de identificação de um paciente para ler informações urgentes, como tipo de sangue, alergias, tratamentos recentes, medicação em uso ou gravidez. O paciente também tem acesso a esse registro, bem como aos de seus filhos menores de idade e aos de pessoas que lhes deram autorização de acesso. Pelo sistema, ele também pode ver quais médicos acessaram suas informações.

O ID-Card também facilita a chamada das ambulâncias, que localizam a ocorrência em até 30 segundos e enviam profissionais de socorro já com informações sobre o histórico médico do paciente.

Na Estônia, 99% das prescrições médicas são digitais. Os médicos trabalham com o e-Prescription, um sistema centralizado sem papel para emissão e tratamento de prescrições médicas. Quando um médico prescreve um medicamento pelo sistema, ele só precisa preencher um formulário online. Na farmácia, o paciente só precisa apresentar o ID-card.

O farmacêutico, então, recupera as informações do paciente no sistema e entrega o medicamento. No caso de medicamentos de uso contínuo, basta entrar em contato com o médico por e-mail, Skype ou telefone e, com alguns cliques, ele emite uma nova receita. E aí, é só voltar à farmácia para retirar.

A RESPEITO DA REDE HOSPITALAR NA ESTONIA:

Existem 19 hospitais principais na Estônia que são financiados pelo Fundo de Seguro de Saúde). Existem também mais de 20 hospitais privados que têm diferentes níveis de convênios com o estado para a prestação de serviços.

Todos os hospitais , são financiados pelo estado. Isso significa que quando você está segurado pelo seguro de saúde da Estônia, seu tratamento será subsidiado:

Hospitais centrais: Existem quatro hospitais centrais na Estônia.

Eles fornecem serviços de saúde ambulatorial e hospitalar em quase todas as áreas da saúde.

Tallinn – Hospital Central de Tallinn Leste (Ida-Tallinna Keskhaigla)

Tallinn – Hospital Central de West Tallinn (Lääne-Tallinna Keskhaigla)

Kohtla-Järve – Hospital Central Ida-Viru (Ida-Viru Keskhaigla)

Pärnu – Hospital Pärnu (Pärnu Haigla)

Grandes hospitais (regionais) oferecem serviços de saúde ambulatorial e hospitalar em todas as áreas de atividade.

Tallinn – Centro Médico do Norte da Estônia (Põhja-Eesti Regionaalhaigla)

Tartu – Hospital Universitário de Tartu (Tartu Ülikooli Kliinikum)

Tallinn – Hospital Infantil de Tallinn (Tallinna Lastehaigla)

Pärnu – Hospital Pärnu (Pärnu Haigla)

Kõhtla Järve – Hospital Central Ida-Viru (Ida-Viru Keskhaigla)

Um hospital regional não é obrigado a fornecer serviços de saúde ambulatorial e hospitalar nas áreas de atividade prestados na mesma região por outro hospital regional ou central.

Além dos hospitais centrais e regionais, a maioria dos condados ou cidades menores também possuem hospitais gerais que prestam serviços de saúde naquela região.

Hospitais e clínicas privadas

A vantagem do serviço de saúde privado é o menor tempo de espera para consultar o especialista.

Em hospitais e clínicas privadas, você mesmo deve pagar pelos serviços. Você também deve verificar se o seu seguro privado pode cobrir algumas das taxas.

Para encontrar uma clínica particular adequada, peça recomendações aos seus amigos e ao seu médico de família ou pesquise online. Algumas das clínicas que também possuem sites em inglês são os que eu irei deixar logo aqui embaixo na descricao desse video:

Fertilitas – hospital privado em Viimsi, perto de Tallinn; : https://www.fertilitas.ee/_eng

Qvalitas – clínicas privadas na Estônia; : https://qvalitas.ee/doctors/ene-linn/

Elite – clínicas privadas no sul da Estônia. : http://www.elitekliinik.ee/eng/elite/

VOCE PODE TAMBEM TER DÚVIDAS DE COMO FUNCINA A CLÍNICA DENTISTA POR AQUI:

O atendimento odontológico na Estônia está sujeito a uma taxa para adultos; no entanto, os custos de cuidados dentários para todos os adultos com seguro de saúde podem ser reembolsados em até 40 euros por ano, mas a contribuição do próprio beneficiário é de 50% das despesas.

Por exemplo:

Sua conta odontológica: €60

50% pago pelo paciente: €30

50% pago pelo Fundo de Seguro de Saúde: €30

€10 euros restantes para usar no mesmo ano

O benefício só pode ser utilizado em clínicas odontológicas contratadas para financiamento de tratamento médico com o EHIF e aplica-se apenas a serviços odontológicos essenciais e será calculado automaticamente pelo dentista.

Existem muitas clínicas dentárias na Estônia que oferecem serviços de ortodontia a cirurgia dentária. Você pode encontrar uma lista no site da WhatClinic.

WHAT CLINIC: https://www.whatclinic.com/dentists/estonia

Vou deixar para voces um link de PDF disponível com mais informaçoes atualizadas sobre o sistema de saúde na Estonia:

Link de Pdf sobre o Sistema de Saúde da Estonia: https://www.workinestonia.com/wp-content/uploads/2020/10/Healthcare-in-Estonia-2020.pdf

✅Você também pode obter aconselhamento na International House of Estonia: https://workinestonia.com/internationalhouse/

Saúde a todos!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: