Praias do Brasil – Bahia

Arraial D’ajuda – Destino obrigatório no Brasil

Arraial d’Ajuda, cidade distrito de Porto Seguro no estado da Bahia. 730 KM de distância de Salvador, capital da Bahia, ou melhor, Paraíso no litoral baiano.

Conheço esta cidade há anos e já visitei inúmeras vezes, por ter sido destino de várias viagens de família.

Mas a minha última visita foi a mais marcante, do qual eu gostaria de compartilhar.

Fomos eu e meu marido para Arraial, em Agosto de 2017, despedida do litoral brasileiro antes de nos mudarmos para Tallinn na Estonia.

Untitled design (1)

Como chegar:

Morávamos em Belo Horizonte, então pegamos um voo direto para Porto Seguro.

O aeroporto é bem pequeno, muito movimentado, então prepare-se e relaxe, afinal você esta na Bahia, você irá pegar fila para quase tudo.

Para quem vem de fora do Brasil, pode aterrissar em Salvador e depois pegar um voo para Porto Seguro, mas tem várias outras opções como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro. Todos estas cidades possuem voos diretos para Porto Seguro e o voo é bem rápido. Saindo de Belo Horizonte são menos de 50 minutos.

Untitled design (43)

Alugamos um carro no Aeroporto e fomos a Arraial.

Você também pode ir de taxi, mas não recomendo, pois os valores são absurdos, ainda mais para turistas estrangeiros.

Para chegar a Arraial você tem que pegar uma balsa, que não custa caro, e demora uns 20-30 minutos no máximo para atravessar, o ticket da balsa é pago logo no guichê de entrada.

Untitled design (2)

Onde se hospedar:

Ha inúmeras opções de hospedagem, a cidade vive basicamente do turismo, então você irá encontrar todo tipo de hotel, hostel, apartamento, pousada.

Untitled design (41)

Esta parte é muito pessoal, mas irei destacar alguns pontos para serem considerados:

  • Distância do centro.
  • Distância das melhores praias.
  • Distância da badalação.

Ficamos na Pousada Villa Bianca, a 2 km do centro. Escolhemos através do site Airbnb. A pousada fica na praia de Aracaípe, não é a melhor praia para se banhar, mas é linda; de alguns quartos dá para ficar de frente para o mar, é super aconchegante, tem piscina, restaurante e os funcionários foram muito educados conosco.

Untitled design (37)

Só tivemos um problema com internet, então sempre pergunte antes se no quarto que você está hospedado se tem acesso ao wifi e se ele realmente funciona.

Untitled design (35)

Pousada Villa Bianca – Arraial d´ajuda – Bahia

Optamos por ficar em um quarto com cozinha, sem café da manhã. Como ficamos vários dias, a cozinha nos deu opção de comprar tudo mais barato nos supermercados do centro (do qual você encontra de tudo) e cozinhar o que queremos. Como meu  marido adora cozinhar, então foi ótimo.

Mas também tivemos a oportunidade de experimentar a comida da pousada para saber como era, e adoramos.

  • Outra dica importante, se você deseja ficar no centro, recomendamos a Pousada Cravo e Canela, o dono é nosso amigo e uma das pessoas mais queridas de Arraial, então se quiser saber mais, pode mandar sua pergunta nos comentários.

Untitled design (40)

Quando ir:

Bom, Arraial tem sol o ano todo, mas há algumas diferenças no ano e também depende do seu gosto.

  • Outubro a Fevereiro:
    • Muito quente, muitos turistas, muitas festas, para quem gosta de agitação.
  • Março a Setembro:
    • Não é tão quente, e com menos turistas, ou seja, menos filas de carros, mas também não tem festas e tudo fecha mais cedo.

Fomos em Agosto. Pegamos temperaturas em torno de 25 graus, com 2 dias de chuva e muito vento.

Untitled design (42)

Untitled design (3)

Untitled design (8)

Pousada Villa Bianca – Arraial d´ajuda – Bahia

O que fazer:

Arraial tem de tudo, praias paradisíacas, trilhas, festas, bares, restaurantes, luaus.

Nos primeiros 5 dias, aproveitamos o carro, então fomos conhecer as prais mais distantes das cidades vizinhas:

  • Trancoso .
  • Caraíva.
  • Praia do Espelho.

Untitled design (39)

Untitled design (38)

Untitled design (7)

Untitled design (5)

Caraíva – Bahia

Untitled design (22)

Praia do Espelho – Bahia

Untitled design (32)

Untitled design (31)

Trancoso – Bahia

Existem outras opções de praias por perto, mas optamos por estas, são as mais belas e as mais famosas próximo a Arraial e que com certeza devem estar incluídas em seu roteiro. Em outro post irei falar detalhadamente mais sobre cada uma delas.

Voltamos um dia para Trancoso a pé, fazendo caminhada pela praia, o trajeto tem 12 km, é bem cansativo, então se prepare e veja os melhores horários com maré mais baixa.

Untitled design (21)

Trancoso – Bahia

Para voltar a Arraial pegamos uma van que nos deixou exatamente na porta da pousada que estávamos hospedados.

Depois que começamos a nos locomover a pé, íamos todos os dias no centro, as vezes durante o dia, as vezes a noite, afinal após um dia de praia você tem que aproveitar o agito da noite.

A noite em Arraial é agitada, muitos bares com música ao vivo, algumas baladas e artistas de rua.

Untitled design (28)

Praias de Arraial D´ajuda – Bahia

A Rua do Mucugê, Beco das Cores e a esquina da Broadway são onde a noite acontece, então se você tiver na cidade ande por esses lugares e curta as bandas e a movimentação que acontece por ali.

Aproveite durante o dia ou ao por do sol para andar pelo área do mirante da igreja, há várias lojinhas bem ali ao lado da rua da igreja do qual você pode comprar produtos locais de arraial se você quiser levar uma lembrança com você daquele paraíso.

Você também pode conhecer algumas cidades vizinhas com centros históricos e importantes marcos para historia do descobrimento do Brasil, como Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália (foram realizadas a 1º e 2º missa no Brasil, no ano de 1500).

Untitled design (4)

Mirante – Arraial D´ajuda – Bahia

As praias de Arraial:

PRAIA DO APAGA FOGO: É a primeira praia e a mais próxima de Porto Seguro, basta cruzar de balsa o Rio Buranhém. As areias são mais frequentadas pelos hóspedes dos hotéis da região, é um dos pontos incríveis também para ver o por do sol. Não é uma praia boa para nadar, logo no início dela tem muitos recifes.

Untitled design (45)

PRAIA DE ARAÇAÍPE:  Também não é ideal para se banhar, na maré alta você nao consegue ver os recifes do qual é um perigo e você pode se machucar, mas na maré baixa ela forma piscinas naturais.

Untitled design (34)

Praia dos pescadores: A praia fica entre o Araçaípe e o Ecoparque e é frequentada principalmente por moradores do Arraial. É um trecho protegido, com mar calmo, repleto de barquinhos de Pescadores.

Untitled design (26)

Untitled design (27)

PRAIA DO MUCUGÊ: Se você quer fugir do agito não vá para a praia do Mucugê  que é cheia de barracas de praia e fica lotada de famílias e ambulantes na alta temporada, não é uma praia que você vai ter sossego, isso lhe garanto.

 Untitled design (36)

PRAIA DO PARRACHO: É muito badalada. Tem esportes radicais como o windsurf, o passeio de caiaque e mergulho muito famosos na praia do Parracho. No verão acontecem várias festas e shows nesta praia.

Untitled design (33)

Praia da Pitinga: É  de Pitinga para lá as melhores praias de Arraial, é onde têm as lindas falésias e um pequeno rio que encontra com o mar.

Também conta com estrutura de barracas e durante a maré baixa é possível andar sobre os recifes.

Untitled design (23)

PRAIA DE TAÍPE E DA LAGOA AZUL: Após as falésias tem a lagoa azul, antigamente existia uma lagoa naquela região, e hoje em dia somente barro do qual as pessoas ainda se banham com ele e acreditam que é medicinal; existe somente uma barraca nessa praia, então antes de seguir a caminhada para Taípe, aproveite para se hidratar e comer o bolinho de aipim que é delicioso. A praia de Taípe é a mais tranquila e gostosa depois da sua vizinha Lagoa Azul. O cenário compensa: a praia abriga as mais imponentes e belas falésias do Sul da Bahia, chegando a 45 metros de altura.

Untitled design (30)

Pontos importantes da cidade:

Transporte:

Você se locomove facilmente por van, transporte público, taxi ou para os mais corajosos ‘’moto-taxi’’. Lembrando que taxi sempre vai ser a opção mais cara e a mais economica e fácil é a Van, ela passa toda hora sempre gritando a direção que ela esta indo, então sempre você irá escutar alguém gritando quando a van passar, ‘’Balsa’’ ou ‘’Centro’’.

Untitled design (24)

Segurança:

Em comparação com as praias mais famosas internacionalmente como Rio de Janeiro, Arraial é mais tranquila, porém mantenha a atenção sempre.

Comida:

Logo ao lado do mirante da igreja, tem uma sorveteira deliciosa, se chama ‘’ Sorveteria Uai’’, é um dos melhores sorvetes que já experimentei em Arraial. Atravessando a pracinha tem o ‘’Café da Santa’’, além de ser lindo por dentro, vale a pena saborear as suas delicias. Não deixe de experimentar acarajé, tapioca e uma boa moqueca de peixe.

Untitled design (44)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s