Helsinque – Finlândia

Com mais de 620 mil habitantes, é a capital da República da Finlândia e a maior cidade do país. Está localizada na parte meridional do país, na costa do Golfo da Finlândia, e é uma das mais habitáveis e socialmente desenvolvidas capitais do mundo.
Simplesmente adorei conhecer Helsinque, é pequena, gelada mesmo no verão, agradável e bela.

Untitled design (9)
COMO CHEGAR LÁ

Fui da Estônia a Finlândia via ferry, são 2 horas e 15 minutos de ferry, e é o jeito mais prático de viajar entre os dois países.
A rota de ferry Helsínque-Tallinn conecta Finlândia com Estónia e atualmente é operada por 3 companhias de ferry.

  • Tallink Silja com travessia de até 6 vezes por dia.
  • Viking Line e Eckerö Line está disponível até 3 vezes por dia.

Então aconselho comparar tudo para garantir que você tenha a melhor tarifa no horário que você quer viajar.

Escolhi a companhia Viking, pois na época peguei uma promoção de ida e volta no valor de 20 Euros..

Untitled design (10)

Normalmente você encontra preços com valores no máximo de 60 Euros ida e volta. Viajar de ferry é uma opção incrível, dentro do ferry têm bares, free shopping, restaurante e se você planejar a sua viagem para o verão, você pode aproveitar o deck do ferry e ir apreciando a vista, tomando um solzinho. As duas horinhas passam e você nem se quer percebe que chegou em Helsinque e para quem quiser viajar com o seu bichinho de estimação, é permitido a entrada.

O QUE FAZER

Assim que cheguei em Helsinque fui andando pela cidade, logo próximo ao porto já têm vários lugares interessantes para conhecer. Ande pela cidade, não há melhor jeito de conhecer e sentir a cultura local.

Logo abaixo irei falar um pouco dos lugares que achei interessante e que vale a pena.

  • Allas Sea Pool

O complexo está equipado com três piscinas construídas sobre o mar, sendo uma de água morna e uma de água salgada, além de sauna e café. O complexo fica aberto o ano todo e no inverno as piscinas são cobertas pela água do mar e congelam. O acesso é livre, e existe um belo bar no telhado que proporciona uma vista linda do Golfo da Finlândia, para nadar é preciso pagar o day use ou a mensalidade. É um lugar gostoso para ficar sentado nas espreguiçadeiras do bar/ café.

Untitled design (11)

  • Catedral de Uspenski

A Catedral Uspenski é a maior igreja ortodoxa na Europa Ocidental. Por seu estilo de construção, a igreja é um dos símbolos mais claros sobre o impacto da Rússia na história da Finlândia.

Untitled design (14)

  • Praça do Mercado

É uma praça central com várias barraquinhas que expõe diversos produtos para venda, tais como lembranças de Helsinque, frutas, vegetais e você encontra por ali também diversas comidas típicas e muito peixe defumado.

  • Mercado Antigo

Aberto desde 1889, os comerciantes vendem de tudo, desde queijo, peixe, moluscos, vegetais, frutas, bolos e especiarias.

  • Parque Esplanadi

Conhecida como Espa, é uma esplanada e parque urbano no centro de Helsinque, situada entre a praça Erottaja e a Praça do Mercado.

Untitled design (12)

  • Praça do Senado

É o ponto turístico mais importante da capital finlandesa. A partir dela, orientam-se as principais ruas e monumentos. A praça foi concebida pelo arquiteto Carl Ludvig Engel e acolhe um complexo arquitetônico, que foi construído entre 1822 e 1852, onde têm lugar algumas das instituições mais relevantes da cidade e do país: a Catedral, O Conselho de Estado, a Universidade e a Biblioteca Nacional.

  • Catedral de Helsínque.

É uma catedral evangélica luterana da Diocese de Helsínque. Foi originalmente construída como tributo ao czar Nicolau I da Rússia, tendo sido conhecida como igreja de São Nicolau até à independência da Finlândia, em 1917.

  • Capela Kamppi

Também é conhecida como a “Capela do Silêncio”, uma vez que se destina a ser um lugar para se acalmar e ter um momento de silêncio. Possui uma arquitetura super curiosa.

Untitled design (16)

  • Museu do Design de Helsinque

Dedicado à exposição de design finlandês e estrangeira, incluindo design industrial, moda e design gráfico. Ele fica em uma prédio lindo, no bairro de Punavuori que é o bairro do design em Helsinque.

  • Monumento de Sibelius

É dedicado ao compositor finlandês Jean Sibelius, construído em 1967 pelo escultor finlandês Eila Hiltunen, o monumento abstrato assemelha-se a uma onda sonora feita de aglomerados de tubos de órgão. O monumento recortado consiste em mais de 600 tubos de aço desigualmente agrupados em várias alturas. O marco foi projetado para encarnar o espírito da música de Sibelius, mas sua natureza abstrata fez com que muitos críticos da estátua observassem que ela não honrou diretamente o compositor. Para este fim, um grande busto de Sibelius foi adicionado ao pé do monumento para que os espectadores não se confundam.

Untitled design (20)

  • Café Regatta

O Regatta é uma casinha bem linda bem ao lado do mar, me lembrou uma pequena fazenda, a sua área interna é minúscula, mas a área externa é convidativo para sentar.

Por lá você encontra comidas típicas finlandesa. O lugar em si parece ter saído de um conto de fadas. A poucos passos do monumento Sibelius.

Untitled design (18)

Untitled design (19)

PONTOS IMPORTANTES SOBRE A CIDADE:

Transporte:

  • Como a cidade é pequena você consegue se locomover a pé facilmente, não vale a pena pegar transporte. Se necessário há um sistema de transporte público simples e extremamente eficiente, classificado como um dos melhores da Europa.

Untitled design (13)

Segurança:

  • Me senti segura o tempo todo pela cidade, andei sem medo pela cidade que é totalmente confortável.

Untitled design (15)

Alimentação:

  • Prepare o bolso, porque qualquer coisa que você pensar em comer vai ser caro, e não somente comida mas a bebida também é cara.

 

Untitled design (17)

Anúncios

Um comentário sobre “Helsinque – Finlândia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s