Riga – Letônia

Riga é a capital e maior cidade da Letônia, um dos 3 paises bálticos, localizado no nordeste da Europa. Por estar localizada bem próximo da cidade onde moro, Tallinn – Estônia, foi fácil ir e voltar no mesmo final de semana.

Como chegar lá

Da Estônia a Letônia  são 4 horas de viagem de carro, e o jeito mais fácil e econômico é via ônibus. E foi dessa forma que conheci Riga. Voce também pode ir de ferry pelo mar báltico e de aviao, pois o aeroporto tem voos diários para muitas cidades da europa.

Capture1

Viajei pela companhia de ônibus Ecolines, do qual você encontra várias promoções através do site; paguei 32 Euros ida e volta de Tallinn a Riga; o ônibus é super confortável e sempre sai no horário marcado, tem wifi grátis, café, chá, chocolate quente, banheiro, e tela de multimídia, do qual você tem acesso a vários filmes e músicas.

O centro histórico de Riga foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e a cidade é particularmente notável por sua arquitetura Art Nouveau, comparável em importância a Viena, São Petersburgo e Barcelona.

Untitled design (4)

Ruas de Riga

Onde ficar

Saí em um sábado pela manhã de Tallinn e cheguei em Riga ao meio dia, era quase final da primavera e a cidade estava marcando 26 graus, um clima incrível e convidativo para conhecer a cidade. Me hospedei na oldtown, já havia reservado um apartamento pelo Airbnb.

  • Ficamos em um apartmamento bem no centro da OldTown, onde recomendo, já que tudo acontece por ali. Pagamos na época 127 euros para 4 pessoas, incluindo taxas.
  • O apartamento é excelente para 4 pessoas, tinha tudo que precisamos.
  • Se quiser saber mais, deixe seu comentário.

O que fazer

Em Riga fui sem roteiro turístico, já que eu estava ali no centro de Riga, então porque não andar pela cidade e assim a conhecer sem se planejar, a própria cidade é o seu guia e te leva a lugares surpreendentes.

Untitled design (5)

Igreja St Peter / Distrito de Miera Iela

As ruas do centro antigo de Riga são lindas, ruas medievais e preservadas, logo abaixo irei relatar os lugares que mais me chamaram a atenção.

  • Igreja de São Pedro. Foi construída em 1209 como uma igreja para o povo; antes da Segunda Guerra Mundial era o mais alto edifício de madeira na Europa. Logo ao lado tem a Casa dos Cabeças Negras, uma antiga confraria de comerciantes alemães. O nome deriva do santo padroeiro da sociedade, São Maurício, o primeiro santo cristão negro.
  • Catedral de Riga,conhecida como Catedral Dome, não há cúpula. Ainda assim, é a igreja mais impressionante da cidade. Dedicada a Santa Maria.
  • Three Brothers, complexo mais antigo de casas de habitação em Riga foi construído no século XV. Seu nome – Três Irmãos, foi dado há muito tempo e, segundo uma lenda, os edifícios foram construídos por homens de uma mesma família. Hoje, as instalações abrigam o Museu da Arquitetura da Letônia.
Untitled design (6).jpg

Catedral de Riga a esquerda.

Saindo do centro de Riga você passa pelo Monumento da Liberdade de Riga, logo ao lado do monumento têm parques com um canal lindo onde você pode aproveitar para uma pausa em meio a natureza, pois mais a frente você também irá encontrar pontos interessantes da cidade, tal como Riga Nativity of Christ Cathedral, vários museus e igrejas.

Para ter uma visão melhor da cidade porque não encontrar o ponto mais alto da cidade e assim observar a cidade de cima? O Hotel Radisson Blu tem um café no seu último andar que vale a pena subir somente para dar uma olhada na vista e continuar o seu passeio, pois o café deste hotel não gostei nem um pouco, é totalmente fechado por vidros e quer saber? Café de hotel? Eu passo!..rsrs…, então a dica é, suba, aprecie a vista, desça e siga o seu passeio.

Untitled design (7)

Monumento da Liberdade de Riga / Radisson Blu’s Café

E se você gosta de visitar os bairros mais hipsters da cidade, não pode deixar de conhecer o bairro ‘’Miera iela‘’ , e tomar um chocolate quente e comer uma torta no café Mierā enquanto você aprecia o bonde passar logo ali a frente. Este café charmoso leva o nome da rua em que se encontra, Miera iela, ou rua da paz em inglês.

Untitled design (8)

Miera Iela

Untitled design (9)

Café Miera Iela

Mercado Central

Outra parte interessante da cidade é o mercado central, que fica bem ao lado da rodoviária da cidade, é interessante ver o que os locais tem o costume de comer e comprar.

Untitled design (10)

Central Market

Ao final da noite saímos para comer uma deliciosa pizza no ‘’ IL Patio’’ , um restaurante italiano na oldtown.

  • Pagamos 42 euros, pizza + bebidas, para 4 pessoas.

A noite em Riga é vibrante e você consegue sentir o ritmo da cidade que estava bastante cheia no final da primavera. Logo no domingo estava de volta para Tallinn, e feliz por ter conhecido mais uma cidade dos países bálticos.

Pontos importantes sobre a cidade:

Transporte:

  • Existem vários tipos de bilhetes para o tansporte em trams e onibus. Voce pode comprá-los em estabelecimentos comerciais, online ou máquinas de venda automaticas, que foi nossa escolha. É bem fácil de usar e normalmente voce encontra nos pontos de onibus.

Seguranca:

  • Nos sentimos seguros durante toda a viagem, usamos o guarda-malas na rodoviária e nao tivemos nenhum problema.
  • Nas ruas tambem nos sentimos bem seguros.

Alimentacao:

  • Nao tive tempo de provar nenhuma comida tipica da Letonia, mas na cidade há varias opcoes de restaurants ou fast-food internacionais, além de varias opcoes de cozinha italiana, japonesa, chineas, turca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s