Birgitta Festival

Já imaginou que mágico assistir à apresentação de um ballet em uma ruína de um antigo convento? A convite do site de cultura da Estônia fui cobrir esse festival incrível.

O festival Birgitta nos proporciona uma apresentação magnífica, durante o festival acontece uma programação incrível de música e artes cênicas que se misturam; são produções teatrais, clássicos e obras contemporâneas.

Ao entrar pelo convento você já se sente a própria estrela, um tapete vermelho estendido por toda a mediação das ruínas, guiava o seu caminhar até o palco das apresentações daquela noite.

Copy of Presentation – Untitled Design (1)

O Convento Pirita é o palco das programações, ele era um mosteiro para monges e freiras dedicado a St. Brigitta, localizado no distrito de Pirita, bem ali na curva de um rio.

Em uma noite mágica de verão onde a noite vira dia e o sol se vai na leveza e encantamento de uma belíssima apresentação cenográfica do ballet ‘’Made in Usa’’, uma noite de três partes de ballets curtos: ‘’SerenadeSofaLunar Sea – Noir Blanc”.

Uma super apresentação do balé clássico, arte contemporânea, balé neoclássico e também balé moderno.

Copy of Presentation – Untitled Design (4)

A primeira peça apresentada foi a ‘’Serenade’; um balé de George Balanchine, executado por 28 dançarinos em trajes azuis. Este foi o primeiro balé que Balanchine coreografou na América. A peça é linda, é uma história contada em forma de dança sobre ter esperança. Balanchine originalmente coreografou Serenade em 1934 para os alunos da Escola de American Ballet em Nova York, logo após sua chegada à América.

Logo após a ‘’Serenade’’ houve um intervalo e um momento de pausa para que nós expectadores pudéssemos refletir sobre todo aquela apresentação cheia de profunda reflexão e beleza.

A área externa do convento contava com presença de deliciosas comidas e bebidas, bares e restaurantes onde todos os visitantes puderam desfrutar da delícia daquele dia por completo.

Copy of Presentation – Untitled Design (5)

A próxima apresentação foi o ‘’Ballet Sofa’’ coreografia de Olivier Wevers, a peça se passa em volta de um sofá em cena.

Um sofá é uma grande peça de mobiliário que a maioria de nós possui. Tanta coisa acontece sobre ele, nós nos sentamos, assistimos tv, pulamos, dormimos, ele faz parte da nossa vida.

O tom da peça apresentada é brincalhão, a coreografia nos prende atenção pois é seguido de movimentos curiosos, ela é apresentada por casais homens e mulheres, realizam movimentos saltitantes, com os pés e braços. Tudo isso com um tom de comédia em volta do sofá, um dos figurinos da peça é do mesmo tom do sofá de cor roxa.

Para encerrar a noite de tirar o fôlego não poderia ser melhor, Moses Pendleton e a companhia MOMIX. Sua produção de palco Lunar Sea – Noir Blanc, mistura balé, teatro visual e multimídia. O Lunar Sea incorpora o uso de fantasias ilusionistas, efeitos de iluminação e imagens físicas que desafiam a gravidade, resultando em um transporte para lugares que você nunca imaginou.

Originalmente criado como uma peça de 20 minutos intitulada Noir Blanc para Ballet Aspen (EUA), este trabalho explora os efeitos exclusivos da luz negra, trazendo dançarinos em formas mágicas através do uso de traje e efeitos de iluminação.

Por alguns minutos eu fiquei me perguntando hipnotizada como os bailarinos estavam se mexendo em cena, pois o que público conseguia ver era somente um fundo preto com figuras enormes de cores azuis, flutuando, voando, correndo e dançando no palco, aquilo era como se tivéssemos vendo outros seres, até que no final da apresentação quando as luzes se acendem e os bailarinos agradecem os aplausos da plateia nós conseguimos entender e decifrar toda aquela magia que acabamos de ver, essa apresentação com plena certeza fechou a noite com pura arte e energia que foi entregue a todos os espectadores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s